
Se você está em fase de profissionalizar sua empresa, quer renovar sua marca, está em vias de abrir um novo ponto ou até mesmo pensando em modernização, saiba que o sucesso de um estabelecimento comercial depende em grande parte do impacto psicológico conseguido pela comunicação visual.
A comunicação visual engloba uma série de itens que vão desde a logomarca que vai ser utilizada nos mais diversos lugares e momentos até a fachada da loja, que, sem dúvidas, também deve estar em consonância com os demais aspectos da comunicação visual da empresa.
A força da identidade visual
Identidade visual é o processo de unificação do conjunto de imagens, cores, símbolos, fontes das letras e padrões visuais que irão representar graficamente a empresa. Esse conjunto funcionando em harmonia é que vai transmitir a imagem da marca ao mercado.
Ter uma identidade visual bem definida, em que os estilos e cores sejam padronizados nas diversas peças de comunicação, é uma condição fundamental para passar um ar de profissionalismo e, consequentemente, de segurança aos potenciais clientes.
Melhorando a fachada para alavancar as vendas
Nesse contexto, a fachada de um estabelecimento é o primeiro ponto de contato que o cliente vai ter com a marca. Ao lado da vitrine, a boa comunicação visual da fachada vai prender a atenção do cliente em potencial e, por sua harmonia e beleza, será um convite a uma visita ao interior do estabelecimento. É claro que preços justos, bom atendimento e qualidade do produto são fundamentais, mas a boa impressão causada por uma bonita fachada e a aparência do local certamente vão contribuir e para cativar o seu público consumidor.
Letras: escolhendo o material adequado ao tipo de estabelecimento
Existem diversos tipos de materiais que podem ser empregados na produção dos letreiros das fachadas dos estabelecimentos. A escolha vai depender do tipo de estabelecimento e a imagem que a marca está querendo transmitir ao mercado. Letras em acrílico e aço inox, por exemplo, dão um ar moderno e oferecem uma grande durabilidade. Letras em MDF vão muito bem em estabelecimentos ligados à produtos naturais e ao meio ambiente, mas também falam de aconchego, decoração e afeto, combinando harmoniosamente com lojas infantis e outras. Para dar um aspecto de requinte e estabilidade à letreiros de recepção, as letras em alto relevo tem sido as preferidas. As letras de PVC expandido podem ser utilizadas tanto em ambientes externos quanto nos internos; sua vantagem é que o acabamento em pintura automotiva oferece grande durabilidade e proporciona um perfeito ajuste de cor e tom. A fixação é feita facilmente através de colagem ou pinagem.
Cuidados ao planejar a fachada da sua loja
Exageros
É claro que toda empresa quer chamar a atenção do consumidor, mas cuidado com os exageros, porque ao invés de atrair, eles podem acabar repelindo o cliente ao causar um certo desconforto visual, que pode até ser inconsciente muitas vezes. O ideal é que o tamanho das letras não brigue com o tamanho da frente do prédio como um todo ou com o tamanho da placa sobre a qual serão acentadas.
Adequação dos materiais
Lembre-se que, de preferência, fachadas de madeira não podem ficar expostas ao tempo, pois podem estragar. A durabilidade da madeira varia de acordo com o tipo de cada uma. Então, o recomendável é utilizar letras ou fachada de madeira apenas em locais onde não estarão expostas às intempéries.
Iluminação
Em lojas que estejam localizadas em áreas de baixa luminosidade ou que atendam durante à noite, prefira letreiros luminosos, uma composição que pode ser feita com letras de cores vivas sobre um fundo de cor escura. Esse conjunto dá também um ar de modernidade e limpeza ao estabelecimento. Seja qual for o material escolhido, cuide para que a fachada da sua loja esteja sempre bem iluminada.
Enfim, é importante saber que o material escolhido para a fachada e o letreiro devem combinar com seu produto e com a imagem que você está querendo passar de sua marca ao público consumidor. Lembre-se de que por mais duráveis que sejam os materiais empregados, periodicamente você vai ter que fazer investimentos para renovar a fachada, seja porque houve ampliações, mudanças ou porque está precisando de algo mais moderno. Em qualquer dessas alternativas, uma coisa é certa: investir na fachada da sua loja é ter visão de negócio, colocar-se no mercado com elegância, cativar clientes e, certamente, gerar lucros.
Se precisar de ajuda com a comunicação visual de sua empresa pode contar conosco.
Pingback: Letras em aço inox: elegância e sofisticação para letreiros -()
Pingback: Fachada da Empresa: 12 Coisas que você precisa saber()