Como a comunicação visual pode ajudar a alavancar as vendas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket

Se você está em fase de profissionalizar sua empresa, quer renovar sua marca, está em vias de abrir um novo ponto ou até mesmo pensando em modernização, saiba que o sucesso de um estabelecimento comercial depende em grande parte do impacto psicológico conseguido pela comunicação visual.

A comunicação visual engloba uma série de itens que vão desde a logomarca que vai ser utilizada nos mais diversos lugares e momentos até a fachada da loja, que, sem dúvidas, também deve estar em consonância com os demais aspectos da comunicação visual da empresa.

A força da identidade visual

Identidade visual é o processo de unificação do conjunto de imagens, cores, símbolos, fontes das letras e padrões visuais que irão representar graficamente a empresa. Esse conjunto funcionando em harmonia é que vai transmitir a imagem da marca ao mercado.

Ter uma identidade visual bem definida, em que os estilos e cores sejam padronizados nas diversas peças de comunicação, é uma condição fundamental para passar um ar de profissionalismo e, consequentemente, de segurança aos potenciais clientes.

Melhorando a fachada para alavancar as vendas

Nesse contexto, a fachada de um estabelecimento é o primeiro ponto de contato que o cliente vai ter com a marca. Ao lado da vitrine, a boa comunicação visual da fachada vai prender a atenção do cliente em potencial e, por sua harmonia e beleza, será um convite a uma visita ao interior do estabelecimento. É claro que preços justos, bom atendimento e qualidade do produto são fundamentais, mas a boa impressão causada por uma bonita fachada e a aparência do local certamente vão contribuir e para cativar o seu público consumidor.

Letras: escolhendo o material adequado ao tipo de estabelecimento

Existem diversos tipos de materiais que podem ser empregados na produção dos letreiros das fachadas dos estabelecimentos. A escolha vai depender do tipo de estabelecimento e a imagem que a marca está querendo transmitir ao mercado. Letras em acrílico e aço inox, por exemplo, dão um ar moderno e oferecem uma grande durabilidade. Letras em MDF vão muito bem em estabelecimentos ligados à produtos naturais e ao meio ambiente, mas também falam de aconchego, decoração e afeto, combinando harmoniosamente com lojas infantis e outras. Para dar um aspecto de requinte e estabilidade à letreiros de recepção, as letras em alto relevo tem sido as preferidas. As letras de PVC expandido podem ser utilizadas tanto em ambientes externos quanto nos internos; sua vantagem é que o acabamento em pintura automotiva oferece grande durabilidade e proporciona um perfeito ajuste de cor e tom. A fixação é feita facilmente através de colagem ou pinagem.

Cuidados ao planejar a fachada da sua loja

Exageros 

É claro que toda empresa quer chamar a atenção do consumidor, mas cuidado com os exageros, porque ao invés de atrair, eles podem acabar repelindo o cliente ao causar um certo desconforto visual, que pode até ser inconsciente muitas vezes. O ideal é que o tamanho das letras não brigue com o tamanho da frente do prédio como um todo ou com o tamanho da placa sobre a qual serão acentadas.

Adequação dos materiais

Lembre-se que, de preferência, fachadas de madeira não podem ficar expostas ao tempo, pois podem estragar. A durabilidade da madeira varia de acordo com o tipo de cada uma. Então, o recomendável é utilizar letras ou fachada de madeira apenas em locais onde não estarão expostas às intempéries.

Iluminação

Em lojas que estejam localizadas em áreas de baixa luminosidade ou que atendam durante à noite, prefira letreiros luminosos, uma composição que pode ser feita com letras de cores vivas sobre um fundo de cor escura. Esse conjunto dá também um ar de modernidade e limpeza ao estabelecimento. Seja qual for o material escolhido, cuide para que a fachada da sua loja esteja sempre bem iluminada.

Enfim, é importante saber que o material escolhido para a fachada e o letreiro devem combinar com seu produto e com a imagem que você está querendo passar de sua marca ao público consumidor. Lembre-se de que por mais duráveis que sejam os materiais empregados, periodicamente você vai ter que fazer investimentos para renovar a fachada, seja porque houve ampliações, mudanças ou porque está precisando de algo mais moderno. Em qualquer dessas alternativas, uma coisa é certa: investir na fachada da sua loja é ter visão de negócio, colocar-se no mercado com elegância, cativar clientes e, certamente, gerar lucros.

Se precisar de ajuda com a comunicação visual de sua empresa pode contar conosco.

Criação e Design

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação