Entenda como a comunicação visual aumenta a visibilidade da sua empresa

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comunicação visual

Desde o tempo das cavernas, a comunicação visual é uma das formas mais importantes de anunciar, entender e compartilhar informação. Imagine que você está de férias no Japão e não teve tempo de aprender nem como se diz “oi” na língua local. Acabou de chegar no aeroporto de Tóquio e precisa urgentemente ir ao banheiro. O que você faz? Bom, existe uma imagem conhecida por todos, pela qual é possível identificar uma figura humana do gênero masculino ou feminino. Pronto, você achou o que queria.

A comunicação visual pode transmitir ideias por meio de símbolos e imagens, que incluem sinais, gráficos, vídeos, palavras e inúmeros outros exemplos. Agora vamos ver como essa técnica milenar pode aumentar a visibilidade da sua empresa, tornando-a mais competitiva e mais presente na cabeça das pessoas.

Capriche no letreiro para fachada e na comunicação visual

A primeira impressão é a que fica. Pesquisas em psicologia comprovam que basta uma fração de segundo para se formar uma opinião positiva ou negativa sobre uma pessoa ou qualquer tipo de estímulo visual. E, uma vez que essa opinião está formada, é extremamente difícil reverter.

A fachada da sua empresa é o primeiro contato que o cliente tem, antes mesmo de pisar dentro do local. Por isso a importância de ter um letreiro que expresse exatamente a mensagem que você quer comunicar, com a cor certa, o tamanho preciso e a posição ideal.

Não se esqueça de analisar bastante o material, pois as opções são inúmeras e combinam com tipos específicos de negócios. A madeira, por exemplo, se exposta a chuva e sol estraga com facilidade. Materiais plásticos mais simples podem pedir manutenção mais frequente. Entre em contato com especialistas para evitar contratempos.

Elementos essenciais

Para que uma comunicação visual gere resultados, é preciso atentar para elementos essenciais, como:

Cores

A cor estimula nossos sentidos. Para escolher as cores ideais para o seu negócio é preciso pesquisar o público-alvo e as características do produto ou serviço. Por exemplo, na área de alimentação, as cores quentes como amarelo e vermelho são quase obrigatórias.

Espaço vazio

Sim, a falta de imagens também é importante. Muita informação confunde e dispersa o interesse. O espaço vazio vai dar ritmo à mensagem.

Texto e fonte

A comunicação precisa ir direto ao ponto, nada de enrolar ou de usar palavras que não fazem parte do cotidiano das pessoas. A fonte precisa ser legível de perto e de longe, e cada estilo se adéqua a públicos diferentes.

Iluminação e limpeza

Um foco de luz pode fazer grande diferença na hora de chamar a atenção do cliente. A limpeza garante um aspecto novo constante e é sempre percebida pelo consumidor, nem que seja de forma inconsciente.

Divulgação

Para aumentar a visibilidade da sua empresa, é preciso levar a mensagem para mais pessoas. Além da fachada e do interior da empresa, divulgue a identidade visual na internet e em mídias físicas como jornais, revistas e panfletos.

Aproveite para planejar uma comunicação visual que se destaque na multidão. E saiba que menos é mais. Como assim? Não exagere em nenhum dos elementos, pois muita cor, texto ou imagem confunde e chama a atenção para si, em vez de destacar a empresa.

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Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

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