8 Dicas de como pensar estrategicamente para definir seu letreiro

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Dicas para pensar no seu letreiro como estratégia

Letreiro: O que você precisa saber para definir o seu?

Todos nós sabemos da importância de uma boa divulgação para o sucesso dos negócios, não é mesmo?

Em meio ao mar de possibilidades muitas vezes somos bombardeados com muitas informações. Com esse bombardeio, acabamos ficando em dúvida sobre qual atitude tomar e qual caminho seguir .

Existem diversas estratégias e diversas formas que podem ser utilizadas para a divulgação de uma empresa. O “Letreiro” da fachada é uma delas e a principal função dele é a “Atração” e “Aquisição” de clientes. Outro item não menos importante é o “Letreiro Interno” onde seu objetivo é a fidelização, fixação da marca e merchandising.

De maneira geral os dois contribuem de forma efetiva para alavancar as vendas e aumentar consideravelmente o faturamento da empresa. Eles devem ser considerados como ferramentas e investimentos essenciais e que não podem ser adiados.

Devido ao grande número de opções e ofertas existentes no mercado, decidimos criar este conteúdo. Ele tem o objetivo de te ajudar a entender e como fazer a melhor escolha. Devemos pensar no letreiros “Letreiro” de forma estratégica. Sempre visando o melhor aproveitamento, o melhor resultado e também o melhor custo-benefício.

Dica – #01 – Definição do Público Alvo

É muito comum pequenos empresários acharem que o letreiro é simplesmente a divulgação da sua marca. É de extrema importância que você saiba para qual público você deseja promover seu negócio. Isso é importante para decidir de qual maneira você gostaria que sua mensagem fosse percebida.

Qual é sua ideia de atração? Qual o tipo de clientes você deseja captar? O público deve ser mais requintado? Qual tipo de linguagem você deve utilizar?

O Target faz parte do Marketing, o qual estuda criteriosamente o perfil do seu possível cliente.

Dica – #02 – Pense estrategicamente

Toda ação gera uma reação. Com base nesta citação é muito sábio definir com uma certa minúcia, todos os objetivos que o letreiro deve alcançar. Feito isso, para logo em seguida, você começar a  pensar na produção, layout, onde aplicar e etc…

Com base na definição do target, será muito mais fácil você definir suas estratégias e permitir que suas ações gerem resultados mensuráveis.

Dica – #03 – Não se Prenda ao Material do Letreiro

Exatamente, recomendamos fortemente que você não se prenda ao material que o letreiro será fabricado. Mais importante que isso é se preocupar em qual resultado você deseja alcançar.

É muito comum recebermos ligações e contatos de empresários desejando fazer seus letreiros com determinados materiais somente porque viram em algum lugar ou mesmo porque ouviu alguém dizer que “aquele” material é melhor.

Quase todos os materiais existentes no mercado são de excelente qualidade e na maioria das vezes podem ser utilizados em ambientes internos ou externos.

Lembre-se que a questão não é durabilidade ou a resistência do material, embora muitos deles sejam extremamente duráveis, e sim se ele vai trabalhar em prol de suas ações e estratégias para alcançar exatamente o que foi planejado.

Dica – #04 – Escolha bem o fornecedor

Não é incomum atendermos casos de clientes que por impulso tomaram suas decisões por opções bem mais em conta para a produção do letreiro e se arrependeram por inúmeras razões, como prazo de entrega não cumprido, qualidade do produto questionável, falta de comprometimento do fornecedor, etc.

Não se encante com possibilidades de fornecimento de layouts, desenhos e ideias sem custos adicionais, não existe mágica em nenhum setor e em algum momentos estes custos que teoricamente não existiram, aparecerão de formas diversas e as vezes amargas.

Dica – #05 –  Transparência

Leve em consideração a transparência das atitudes e as informações que você recebe, na hora de optar por uma empresa séria para fazer seu letreiro.
Conteúdos documentados, atendimento para esclarecimentos, respostas objetivas e preocupação com a forma com que você fará seu investimento, devem ser naturais.

Dica – #06 – O primeiro contato com o consumidor

O letreiro é o primeiro contato que seu possível ou já cliente tem com sua empresa. Então faça dele seu portal de entrada, a garantia de acesso e de satisfação que as pessoas precisam para consumir um determinado produto ou serviço. Use a Criatividade!

Dica – #07 – Durabilidade X Eficácia

A durabilidade do seu letreiro quase nunca está ligada à eficácia e ao alcance dos seus objetivos como empresa.

Não é incomum ouvirmos de clientes a seguinte pergunta:

Quanto tempo dura este material?

Ora, vamos pensar um pouco: Com base em tudo que já falamos, o que é realmente mais importante, a duração do letreiro ou o que ele vai trazer de resultados?

Acho que você pensou em “o que ele vai trazer de resultados”, não é mesmo?

Claro que devemos procurar um material que faça um letreiro durável, aliás, todos os materiais que trabalhamos são extremamente resistentes e duráveis, mas com base neste contexto fica a minha pergunta:

Quanto tempo você deseja manter sua empresa com o mesmo visual?

As pessoas gostam do novo!

Fazer o planejamento para uma mudança de visual na fachada e no letreiro periodicamente é necessária e deve ser realizada com base nas definições de suas estratégias.

Se sua fachada ficar muito tempo da mesma forma, corre-se o risco de sua empresa começar a fazer parte da paisagem e que talvez novos clientes se percam, ou mesmo os clientes antigos deixem de perceber sua importância, pensou nisso?

Dica – #08 – Planeje a mudança de visual

É bastante simples fazer o planejamento da mudança de visual da fachada e do letreiro, e não pense em reaproveitamentos hein, pois como disse, as pessoas gostam de mudanças.

Faça da seguinte forma: Imagine que você esteja investindo hoje em seu letreiro a quantia de R$3.800,00 e depois de várias orientações você sabe que a durabilidade mínima é de 15 anos, mas como dissemos também, você não deseja fazer parte da paisagem né?

Então imagine que você invista novamente daqui a 3 anos, faça tudo novinho, com cores chamativas e que seu lead e cliente irão perceber a mudança.

Comece desde o primeiro mês da aplicação do novo letreiro(que você já vai sentir a diferença nas vendas) a se programar para daqui a 3 anos você fazer estas mudanças. Veja como é Simples:

Valor Investido Atualmente: R$3.800,00
Tempo pretendido para Mudança: 36 meses
Capitalização Mensal: 3.800,00/36 = 105,55

Isso mesmo, R$105,55 é o valor que você deverá provisionar mensalmente, de preferência em alguma aplicação para ter rendimentos. Com certeza essa providência vai te ajudar e muito na hora de fazer novamente sua mudança.

Claro que você pode melhorar com cálculos financeiros mais precisos que contemplem depreciação, over em matéria-prima e serviços e tudo o mais, mas mesmo assim será muito viável.

Conclusão

Entendo que estas são algumas dicas de como você deverá pensar em seu letreiro para que alcance os resultados almejados.

Elas vão te ajudar consideravelmente na decisão do letreiro, da empresa e do material que poderá ser utilizado para a fabricação.

Nossa equipe está a sua disposição pra te ajudar a tomar a melhor decisão.

Você pode falar conosco clicando aqui, solicitando um contato via Skype ou mesmo por telefone.

Um grande abraço e sucesso!

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Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

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