Uma empresa que realmente quer se destacar no mercado não pode abrir mão de investir em uma identidade visual bem definida. Afinal, essa identidade será a imagem que não apenas o seu público terá acesso, mas também os seus concorrentes.
Neste caso, é muito importante que sua marca vá além de um desenho bonitinho. É preciso ter significado, pois, somente assim, seu público conseguirá criar uma conexão com ela.
Pensando nisso, o post de hoje te apresentará o significado de vários logotipos de empresas famosas. Ficou curioso? Então continue acompanhando!
Apple
Lembra daquela história de quando uma maçã caiu na cabeça de Isaac Newton e, a partir disso, ele desenvolveu estudos relevantes para o campo da Física? Então, o símbolo da Apple é justamente uma referência a esse contexto que mudou a história da área, simbolizando a inovação na qual a marca trabalha.
BMW
Erroneamente, algumas pessoas acham que o símbolo da BMW simboliza hélices em um céu azul, uma vez que, no passado, a empresa fabricava motores para aviões. No entanto, o verdadeiro significado da marca é uma homenagem à região alemã da Baviera — onde a empresa surgiu — em vários aspectos, como nas cores que remetem à bandeira do local e no nome BMW, que é uma abreviação de Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores da Baviera).
Chanel
O logo da Chanel não é difícil de entender. Basta prestar um pouquinho de atenção que perceberá que o desenho da corrente é formado por duas letras C — iniciais da fundadora da marca, Coco Chanel.
Vaio (Sony)
O logotipo da Vaio é um daqueles que esbanjam inteligência. A primeira parte do desenho — “va” — forma o símbolo analógico (~). A parte seguinte — “io” —, remete aos números binários 1 e 0. A composição do logo representa a transição do passado para a era tecnológica em que vivemos atualmente.
Amazon
Você até pode olhar para o logo da Amazon e enxergar uma carinha feliz — assim como muita gente —, contudo, a seta que liga as letras A e Z está ali para inferir que a empresa vende uma centena de produtos. Literalmente, de A a Z.
Carrefour
Esse deve ser um dos logotipos de empresas mais controversos, afinal, muitas pessoas ainda se assustam quando percebem a letra C no desenho da marca. Carrefour, em francês, significa cruzamento, e é essa a ideia que o encontro das duas setas quer passar. Além disso, as cores do logo são as mesmas da bandeira francesa, fazendo referência à origem da empresa.
NBC
O símbolo da rede de televisão NBC é um desenho minimalista que consegue ocultar uma ideia de maneira assertiva. Afinal, não é todo mundo que consegue enxergar o pavão desenhado nele, apenas as penas. A identidade pode soar meio exotérica, mas, na verdade, representa as seis divisões da empresa.
Toblerone
O famoso chocolate suíço não é só famoso pela qualidade, mas também pelo conceito do seu logotipo. Essa delícia surgiu em Berna, conhecida como “cidade dos ursos” e por suas belas montanhas. Assim, ao observarmos atentamente o símbolo da marca, é possível perceber um urso escondido na montanha.
FedEx
O logotipo da transportadora estadunidense é muito mais do que uma paleta de cores harmônicas. Se você olhar bem de perto, verá que a junção das letras E e X forma uma seta apontada para a direta, simbolizando que o pensamento da empresa está sempre à frente.
Viu como uma identidade visual bem projetada faz toda a diferença? Assim como esses logotipos de empresas conhecidas, você também pode tornar a sua marca memorável. É só investir em design! Agora, conta pra gente nos comentários quais dos significados mais te chamaram atenção.