Como legalizar o letreiro da sua loja? Saiba aqui!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Como legalizar o letreiro da empresa

Para se ter um letreiro publicitário, toldos e totens são necessários alguns procedimentos de legalização. Muitos empreendedores esquecem dessa etapa e podem acabar tendo problemas com a justiça. Você não quer ter problemas, certo?

Sendo assim, separamos algumas informações que você precisa saber na hora de legalizar letreiro e também como escolhê-lo bem. Confira!

Qual a importância dos letreiros?

O visual do seu letreiro é um dos itens mais essenciais para a comunicação e marketing visual da sua empresa na hora de atrair clientes e novos consumidores para o seu trabalho.

Ademais, com um letreiro elegante, criativo e prevenido da poluição visual, a primeira impressão vai ser ainda mais positiva, seja qual for o seu porte ou segmento no mercado. A sua entrada representa a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Assim, é muito importante que você escolha com cuidado o letreiro ideal, pois uma boa fachada pode atrair até o dobro de clientes para o empreendimento.

Como legalizar letreiro?

Não basta somente entender a importância dos letreiros na sua fachada. É preciso que ele esteja de acordo com as regras e normas vigentes na lei. Saiba quais são os passos necessários para legalizar o seu letreiro:

1. Documentos necessários

O primeiro passo é a coleta dos documentos que vão ser necessários para colocar o seu letreiro dentro da lei. São eles:

  • ficha de Requerimento de Licença para Letreiro preenchido;
  • cópia do CNPJ da empresa;
  • projeto do letreiro a ser instalado (o local onde será instalado, dimensões, comprimento).

Após a coleta, entregue esses documentos

2. Solicitação da legalização

Para solicitar a legalização, você precisa entrar em contato com o órgão responsável pelo processo desse requerimento da sua cidade ou alguma empresa privada, tanto física quanto online, que realize legalização de letreiros.

Consulte os locais disponíveis para isso com antecedência.

3. Emissão da licença

Após a solicitação e envio dos dados, o seu pedido vai passar pelas seguintes etapas:

  • entregue a documentação no local indicado e será gerado um processo para emissão da sua licença;
  • os documentos serão analisados por um fiscal;
  • se o processo for deferido, será emitida a taxa cobrada da licença;
  • sua licença será emitida quando apresentar o boleto da taxa pago.

Normalmente, o prazo para emissão das licenças é em torno de 20 dias depois de solicitado.

Como escolher o letreiro ideal?

Agora, você já conhece quais são os processos legais para colocar um letreiro. Mas, se ainda não sabe qual letreiro colocar, veja algumas dicas de como escolher o seu.

1. Siga a identidade visual da sua empresa

É essencial seguir o manual de identidade visual da sua empresa, desde as cores, elementos gráficos e logo. O manual da sua empresa vai conter todos os dados que estão de acordo com a sua marca e devem ser utilizados na sua fachada.

2. Atente para o tamanho do letreiro

Tente manter as letras de forma que consigam ser lidas de uma distância boa. A dica é relacionar o tamanho das letras até onde deseja ser percebido. Por exemplo, letra de até 10 centímetros pode ser vista em distâncias de até 30 metros.

Dentro disso, crie seu letreiro, banner, placa na medida correta para o seu estabelecimento.

3. Escolha o estilo certo de letra

Para cada negócio existe um tipo de letra ideal. Desde letras infantis, femininas e masculinas, clássicas, entre outras. Você precisa ter bom senso na hora da escolha para não optar pela errada.

As letras precisam ser simples, diretas e acessíveis, a fim de facilitar a leitura e identificação da sua marca pelos consumidores.

Enfim, agora você entende quais são os processos necessários para legalizar letreiro e como escolher o melhor para o seu negócio, tendo em mãos o material ideal para começar a investir nesse tipo de comunicação visual.

Gostou do nosso artigo? Então, leia mais sobre a tendência da letra-caixa para letreiros!

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay