Saiba como utilizar vidros em placas comerciais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
vidros em placas

comunicação visual de uma empresa não cumpre somente a função informativa: de fato, ela também é decorativa.

Felizmente, o mercado já dispõe de uma série de opções de vidros em placas, que atendem às mais diversas demandas de resistência e estética. As opções com impressão digital, por exemplo, oferecem uma excelente definição das imagens e boa durabilidade.

Então, quer conhecer as opções de vidros em placas para utilizar na decoração de seu comércio? Confira o que preparamos para você neste post!

Quais são as opções de vidros em placas comerciais?

Os painéis de vidro fornecem brilho e um tempo de vida duradouros, bem como categorias de acabamentos mais versáteis para cada forma de uso. Também são mais simples de limpar em relação às alternativas de acrílico.

A seguir, vejamos algumas das opções de vidros em placas mais aplicadas pelo mercado:

Vidro comum (float)

Trata-se da composição básica do vidro, antes de receber qualquer acabamento. É, portanto, o mais acessível e pode ser verde, bronze, fumê ou incolor.

Obtido a partir da mistura da sílica (ou areia), alumina, magnésio, potássio, sódio e cálcio, o vidro comum serve como uma base para a criação de outras variedades de vidro, como o laminado e o temperado, em muitas dimensões.

Vidro de segurança (aramado, laminado, temperado)

Os vidros temperados, aramados ou laminados são utilizados para boxes, prateleiras, tampos de mesa, janelas e outras funções que necessitem de maior resistência e segurança em caso de quebra.

O aramado é um vidro impresso translúcido que segura o material, em caso de quebra, com a ajuda de uma grelha metálica. Tem um alto índice de resistência ao fogo, podendo ser utilizado em coberturas, divisórias, móveis etc. O quadriculado de metal tem um efeito decorativo interessante.

Já o vidro laminado é formado por 2 camadas de vidro comum com uma fina película de resina ou PVB entre elas. Esse material tem a função de impedir que os cacos de vidro se espalhem em caso de quebra.

A laminação também oferece um desempenho termoacústico melhor, sendo utilizada em portas, janelas, fachadas, divisórias e vitrines. Traz um resultado especial quando aplicada em jardins, especialmente se combinada a móveis de madeira.

O tipo temperado, por fim, é o vidro comum que passa pelo processo de têmpera.

Esse tratamento envolve o resfriamento e o aquecimento súbitos do vidro, fazendo com que ele fique mais resistente e seguro. Ainda assim, ele pode ser trabalhado em diferentes formas e detalhes, desde que sejam feitos antes da têmpera.

Vidro impresso

Conhecido popularmente como “vidro fantasia”, esse tipo pode ser usado sozinho ou no aramado. Translúcido, ele pode receber impressão em uma ou em ambas as faces quando a superfície ainda está quente.

O processo pode ser feito nos vidros comuns, laminados, aramados, temperados ou jateados (que apresentaremos a seguir), trazendo efeitos decorativos com conforto para o usuário. Isso porque a visão é parcialmente bloqueada, sem que a passagem de luz, porém, seja prejudicada.

Esse vidro pode receber como acabamento a laminação e a têmpera, sendo possível aplicá-lo em diversas opções, como em portas, boxe de banheiros, móveis, fachadas e coberturas.

Vidro acidado

Capaz de ser curvado, temperado ou bisotado, o vidro acidado é levemente opaco e pode ser trabalhado em diversas cores. Sem superfície porosa, ele é simples de limpar e traz um efeito interessante para a decoração, com a possibilidade de utilizar imagens diferentes ou uma opacidade total.

Por ter uma característica elegante e garantir privacidade ao ambiente devido ao fosqueamento, o vidro acidado é bastante utilizado em paredes e divisórias, como também em peças de decoração e móveis nobres.

Vidro jateado

Esse tipo de vidro é usado quando se deseja a leveza do vidro, mas de uma forma opaca, que impeça a visão do outro lado. Ele é meio fosco esbranquiçado, feito de um vidro comum, e pode até ser produzido em casa.

O processo consiste em passar o material por jatos de areia de modo a torná-lo áspero e opaco, para não refletir luz ou claridade, garantindo a privacidade do local. Esse processo também permite criar relevo e desenhos no vidro.

O produto pode ser utilizado em diversos locais, como portas, boxes de banheiros, objetos decorativos e janelas, dando um ar inovador ao ambiente.

Vidro serigrafado

A serigrafia em vidro consiste, grosso modo, na aplicação de uma tinta vitrificada (também conhecida como “esmalte cerâmico”) sobre o vidro.

A transparência do vidro serigrafado depende das cores e dos desenhos aplicados, sendo que alguns até bloqueiam a ação dos raios solares. Por isso, esse acabamento pode ser usado para sombrear coberturas e fachadas.

Ademais, o serigrafado apresenta características que lhe garantem a possibilidade de ser usado como bloqueador de raios infravermelhos e ultravioletas, sendo uma ótima opção para automóveis. Já em fornos micro-ondas, é um ótimo protetor da lã térmica que mantém o calor dentro do eletrodoméstico.

Enfim, como as suas opções de desenhos e cores são diversas, as possibilidades de uso também são extensas, ficando a seu critério como utilizá-lo!

Vidro craquelado

Com duas lâminas externas de vidro comum e uma lâmina interna de vidro temperado — que é fragmentado, com os cacos grudados na película plástica — esse vidro fica agradável para uso interno, como em divisórias.

Além disso, o vidro craquelado pode ser utilizado em escadas, tampos de mesa, cômodos, pisos, biombos e mezaninos. Um material muito indicado caso você não deseje perder o contato com outros ambientes, mas sem tirar a sua privacidade.

Vantagens de utilizar vidro em placas comerciais

Não é apenas a estética ou o preço que devem ser considerados na hora de optar por vidros, ou qualquer outro material a ser utilizado na sua placa, mas sim os benefícios que eles vão acarretar para você.

A partir disso, confira algumas vantagens de utilizar vidro em placas comerciais:

Credibilidade para a marca

Uma das vantagens principais de utilizar vidro é a credibilidade que ele repassa aos usuários. Afinal, a estética do material proporciona um ar de inovação e qualidade para o local, além de ter diversas cores e estilos, se adequando ainda mais ao ambiente.

Assim, utilizando o vidro que esteja de acordo com a identidade da sua marca, você consegue transmitir aos seus consumidores a qualidade que tem o seu trabalho ou serviço devido ao design presente.

Contato com o exterior

Deixando de lado a questão da moderna elegância, o vidro também é uma escolha excelente para quem deseja manter uma interação do interior do ambiente com o exterior!

Isso porque ele pode ser uma ótima fonte de luminosidade para o ambiente interno e, assim, diminuir os seus custos com energia.

Além disso, por ficar somente na sua placa comercial, não trará o problema de aquecimento do ambiente com os raios solares. Ainda mais se o vidro escolhido não permitir a entradas desses raios.

Assim, ele garante não só os benefícios citados, mas também muito mais conforto para o local.

Mais resistência

Outra vantagem também muito procurada é a resistência — sendo contra calor, fogo, luz, ou armas de fogo, a sua alta capacidade contra impactos é o que faz do vidro uma ótima opção.

E, devido a isso, os seus custos de manutenção ou de acidentes podem ser menores, já que, escolhendo o material adequado e resistente, você não só mantém o ambiente esteticamente atraente como, também, seguro.

Enfim, conhecendo tantas opções de vidros e como elas podem ser vantajosas para placas comerciais, agora você tem em mãos o material ideal para inovar na sua empresa, não é mesmo?

Então, se gostou do nosso artigo, entre em contato conosco e saiba mais sobre o que temos a te oferecer!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay