Melhor material para um letreiro – saiba qual

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
melhor material para um letreiro

Melhor material para Letreiro

O empresário que se preocupa com a comunicação e a identidade visual sempre dedica especial atenção aos letreiros do seu empreendimento. 

Esses letreiros podem ser utilizados em um pequeno mercado de bairro, uma rede varejista, uma grande loja de departamentos, um banco ou mesmo em um escritório de um profissional liberal.

Queremos o melhor pra você:

Que tal ouvir este artigo? Utilize o player abaixo!

Em qualquer situação, alguns fatores são determinantes para a confecção da peça publicitária: visibilidade, impacto visual e durabilidade são alguns desses itens.

A junção desses três fatores vai determinar, juntamente à característica de cada negócio, quais são as melhores opções para cada tipo de uso. O ideal é buscar o material mais adequado para a sua empresa.

No post de hoje, vamos falar sobre alguns tipos de materiais de letreiro luminoso e o que você deve levar em consideração para escolher o mais adequado para a sua marca.

Além disso, vamos ensiná-lo a como fazer letreiro luminoso, passo a passo! Confira!

Veja qual o melhor material para um letreiro

De maneira geral, não existe material melhor ou pior para se fazer um letreiro.

O que existe é um material mais ou menos adequado ao estilo do seu negócio e aos seus objetivos.

O que realmente importa é qual resultado você deseja alcançar. Para traçar esses objetivos, você pode se fazer algumas perguntas, tais como:

  1. Qual é o público que desejo conquistar?
  2. Qual a mensagem que desejo passar para esse público?
  3. A mensagem deve ser descontraída, festiva ou formal?
  4. Eu gostaria que as cores da empresa estivessem presentes no letreiro?

A partir dessas respostas, é chegada a hora certa de ir em busca do material adequado para produzir o seu letreiro e expressar o que exatamente você deseja.

Para ajudá-lo a decidir pela melhor opção, listamos, abaixo, os materiais mais utilizados e que apresentam um excelente acabamento. Veja:

Aço inox polido

Esse material tem como principal característica o seu aspecto espelhado, que lhe confere charme e beleza.

O aço inox polido é indicado para uso em ambientes internos e externos. Transmite uma mensagem formal sem deixar de apresentar o brilho característico que lhe confere a patente de “nobre”.

Aço inox escovado

Aqui, a patente de “nobre” também é conferida ao material, mas, dessa vez, ele se destaca pelo aspecto fosco, que transmite uma mensagem ainda mais formal.

Indicado para ambientes externos e internos, suporta a ação de agentes poluentes e variações de temperatura, e não enferruja, assim como o polido.

Devido aos seus ramos de atividade, muitos escritórios de advocacia, consultorias, contabilidade etc., utilizam o aço inox, tanto o escovado quanto o brilhante, para fazer seus letreiros.

Aço galvanizado

Os letreiros em aço galvanizado são excelentes opções para transmitir uma mensagem menos formal aos clientes. 

Suas qualidades são notáveis, e o incrível custo-benefício que esse material promove faz valer sua mensagem e cada centavo investido.

O acabamento é feito com pintura automotiva, de modo que os detalhes das cores do logo são preservados com uma equivalência de até 95% da cor original.

Podem ser utilizados tanto em ambientes internos quanto externos e têm longa durabilidade.

Acrílico

Eis aqui um material polivalente para a fabricação de letreiros. As peças são cortadas a router e sob medida, dentro da espessura padrão de 10 milímetros.

Devido à precisão de corte, o acrílico permite um melhor acabamento dos elementos. Tem, na versatilidade, uma de suas maiores vantagens.

Pode ser apresentado em peças brancas, pretas, transparentes, pintadas com tinta automotiva no seu interior ou adesivadas.

Os letreiros fabricados com acrílico transmitem uma mensagem menos formal sem perder sua elegância, pois o brilho natural desse material faz toda a diferença na sua apresentação.

MDF

Esse material é geralmente utilizado para letreiros internos e livres das ações do tempo, já que sofrem deformações quando molhados, por exemplo.

Porém, podem também ser aplicados em locais externos, desde que tenham pouca ação de intempéries.

Para aumentar a durabilidade, sugere-se que o material receba uma camada de verniz após a aplicação de tinta, dessa maneira, a vida útil é aumentada consideravelmente.

O MDF permite um acabamento alinhado e mantém a beleza do letreiro. Em áreas externas, os letreiros em MDF duram de um a dois anos. Se forem colocados internamente, a vida útil é gigantesca.

PVC expandido

Os letreiros em PVC expandido são feitos com peças de plástico rígido, cortadas a router.

São muito indicados para ambientes externos, onde podem receber chuva e sol por muitos e muitos anos.

O acabamento é idêntico aos letreiros feitos em galvanizado e MDF, e necessitam de pintura.

São inúmeras as vantagens de se escolher o PVC expandido como material do seu letreiro, mas a durabilidade, a versatilidade e o excelente custo-benefício são suas vantagens que mais se destacam.

Outras Considerações

Em alguns materiais é possível produzir letras com iluminação. Isso faz com que o poder de atração seja ainda maior para seu estabelecimento. 

Atualmente a iluminação com melhor custo-benefício é a feita por leds de qualidade. A médio e longo prazo o investimento em um letreiro iluminado é garantido e com toda certeza trará satisfação e ganho de visibilidade para sua empresa.

Saia na frente da concorrência!

Entenda como fazer letreiro luminoso

Se você ainda não tem verba para investir em um letreiro luminoso feito por profissionais, não se preocupe.

Separamos um passo a passo para ensiná-lo a fazer o seu próprio letreiro, com materiais de baixo custo e fáceis de encontrar!

Vale lembrar que esse “manual” é para um letreiro luminoso mais simples.

Porém, é um ótimo começo e uma forma de investir na melhoria da fachada da sua loja enquanto angaria os fundos necessários para investir em algo mais profissional e duradouro.

Agora, mãos à obra!

Materiais:

  • papel paraná;
  • cola de isopor;
  • régua;
  • estilete;
  • lápis;
  • tinta spray ou tinta PVA;
  • fita de LED e papel translúcido; ou
  • luzinhas de natal e bolinhas de pingue pongue

Faça o design do letreiro

Com o lápis, desenhe no papel paraná o design do seu letreiro. Você pode escrever as letras do nome da sua loja no papel, o seu logotipo, ou mesmo montar um letreiro para cada letra, e dispô-las uma ao lado da outra, formando o nome.

Corte os pedaços de papel com o estilete. O papel paraná é um tipo um pouco mais firme, portanto, não dá para cortar com tesoura.

A ideia, aqui, é que você monte um tipo de caixa. Você terá que colocar as luzes dentro dessa caixa para iluminar o letreiro.

Se optar por fazer letra por letra, desenhe e corte também os furos em que você colocará as luzes.

Monte o letreiro

Com a cola de isopor, está na hora de acrescentar dimensionalidade ao seu letreiro.

Recorte as linhas que você desenhou, criando o espaço por onde a luz vai passar. Depois, cole papel paraná em volta do seu design, em todas as bordas.

Você pode optar por fazer as luzes à mostra, usando pisca-pisca de natal, ou fazê-las escondidas, usando a fita de LED.

Se optar pela primeira alternativa, corte somente os buraquinhos por onde você colocará as luzes. Se optar pela segunda, corte as letras ou marca por completo.

Cole tudo com cola de isopor e espere secar bem. Depois, pinte da forma que preferir.

Caso tenha optado pela alternativa com LED, só depois de pintar o letreiro, cole atrás do recorte o papel translúcido para esconder a fita, deixando passar apenas a luz.

Coloque as luzes

Iluminação por LED

Nesse caso, fixe a iluminação dentro da caixa que você montou. Ao acendê-la, a luz passará pelo papel translúcido, trazendo vida ao seu letreiro luminoso.

A vantagem de usar LED é que, geralmente, ela vem com diversas cores disponíveis para uso. Você pode optar por uma delas ou alternar entre as cores.

Luzes de natal

Já nesse caso, encaixe, de dentro da caixa para fora, um pisca-pisca em cada buraco que você cortou com o estilete.

Depois, corte pequenos furinhos nas bolas de pingue pongue, e encaixe uma em cada pisca-pisca.

Cuidado para não fazer furos muito grandes. Fixe com cola, e voilà! É só dispor as letras umas ao lado das outras e seu letreiro estará pronto!

Tome uma decisão criteriosa

Lembre-se de que, além de visualmente atrativo, o letreiro deve passar uma mensagem sobre a empresa.

Ele disputará a atenção das pessoas que circulam pela rua ou pelo corredor do shopping.

Beleza, visibilidade e impacto dependem diretamente do uso de material adequado.

Para escolher o melhor material para seu letreiro, você pode, também, buscar a avaliação de profissionais responsáveis pela programação visual do seu negócio e de técnicos com experiência na confecção de painéis e letreiros.

Decidir apenas com base em opiniões ou gostos pessoais pode ser um erro. E agora que você já sabe como fazer letreiro luminoso, já pode começar a inovar na fachada da sua loja!

Ficou com alguma dúvida sobre os materiais, ou já sabe qual é o material perfeito para o letreiro do seu negócio?

Conte para a gente aqui nos comentários!

Você quer saber mais sobre materiais para letreiros?

Baixe Grátis um Guia Completo e saiba qual o melhor material para letreiro!

Guia Rápido de Materiais para Letreiros
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay