Melhor material para um letreiro – saiba qual

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
melhor material para um letreiro

Melhor material para Letreiro

O empresário que se preocupa com a comunicação e a identidade visual sempre dedica especial atenção aos letreiros do seu empreendimento. 

Esses letreiros podem ser utilizados em um pequeno mercado de bairro, uma rede varejista, uma grande loja de departamentos, um banco ou mesmo em um escritório de um profissional liberal.

Queremos o melhor pra você:

Que tal ouvir este artigo? Utilize o player abaixo!

Em qualquer situação, alguns fatores são determinantes para a confecção da peça publicitária: visibilidade, impacto visual e durabilidade são alguns desses itens.

A junção desses três fatores vai determinar a característica de cada negócio, quais são as melhores opções para cada tipo de uso. O ideal é buscar o material mais adequado para a sua empresa.

No post de hoje, vamos falar sobre alguns tipos de materiais de letreiro luminoso e o que você deve levar em consideração para escolher o mais adequado para a sua marca.

Além disso, vamos ensiná-lo a como fazer letreiro luminoso, passo a passo! Confira!

Veja qual o melhor material para um letreiro

De maneira geral, não existe material melhor ou pior para se fazer um letreiro.

O que existe é um material mais ou menos adequado ao estilo do seu negócio e aos seus objetivos.

O que realmente importa é qual resultado você deseja alcançar. Para traçar esses objetivos, você pode se fazer algumas perguntas, tais como:

  1. Qual é o público que desejo conquistar?
  2. Qual a mensagem que desejo passar para esse público?
  3. A mensagem deve ser descontraída, festiva ou formal?
  4. Eu gostaria que as cores da empresa estivessem presentes no letreiro?

A partir dessas respostas, é chegada a hora certa de ir em busca do material adequado para produzir o seu letreiro e expressar o que exatamente você deseja.

Para ajudá-lo a decidir pela melhor opção, listamos, abaixo, os materiais mais utilizados e que apresentam um excelente acabamento. Veja:

Aço inox polido

Esse material tem como principal característica o seu aspecto espelhado, que lhe confere charme e beleza.

O aço inox polido é indicado para uso em ambientes internos e externos. Transmite uma mensagem formal sem deixar de apresentar o brilho característico que lhe confere a patente de “nobre”.

Aço inox escovado

Aqui, a patente de “nobre” também é conferida ao material, mas, dessa vez, ele se destaca pelo aspecto fosco, que transmite uma mensagem ainda mais formal.

Indicado para ambientes externos e internos, suporta a ação de agentes poluentes e variações de temperatura, e não enferruja, assim como o polido.

Devido aos seus ramos de atividade, muitos escritórios de advocacia, consultorias, contabilidade etc., utilizam o aço inox, tanto o escovado quanto o brilhante, para fazer seus letreiros.

Aço galvanizado

Os letreiros em aço galvanizado são excelentes opções para transmitir uma mensagem menos formal aos clientes. 

Suas qualidades são notáveis, e o incrível custo-benefício que esse material promove faz valer sua mensagem e cada centavo investido.

O acabamento é feito com pintura automotiva, de modo que os detalhes das cores do logo são preservados com uma equivalência de até 95% da cor original.

Podem ser utilizados tanto em ambientes internos quanto externos e têm longa durabilidade.

Acrílico

Eis aqui um material polivalente para a fabricação de letreiros. As peças são cortadas a router e sob medida, dentro da espessura padrão de até 10 milímetros.

Devido à precisão de corte, o acrílico permite um melhor acabamento dos elementos. Tem, na versatilidade, uma de suas maiores vantagens.

Pode ser apresentado em peças brancas, pretas, transparentes, pintadas com tinta automotiva no seu interior ou adesivadas.

Os letreiros fabricados com acrílico transmitem uma mensagem menos formal sem perder sua elegância, pois o brilho natural desse material faz toda a diferença na sua apresentação.

MDF

Esse material é geralmente utilizado para letreiros internos e livres das ações do tempo, já que sofrem deformações quando molhados, por exemplo.

Porém, podem também ser aplicados em locais externos, desde que tenham pouca ação de intempéries.

Para aumentar a durabilidade, sugere-se que o material receba uma camada de verniz após a aplicação de tinta, dessa maneira, a vida útil é aumentada consideravelmente.

O MDF permite um acabamento alinhado e mantém a beleza do letreiro. Em áreas externas, os letreiros em MDF duram de um a dois anos. Se forem colocados internamente, a vida útil é gigantesca.

PVC expandido

Os letreiros em PVC expandido são feitos com peças de plástico rígido, cortadas a router.

São muito indicados para ambientes externos, onde podem receber chuva e sol por muitos e muitos anos.

O acabamento é idêntico aos letreiros feitos em galvanizado e MDF, e necessitam de pintura.

São inúmeras as vantagens de se escolher o PVC expandido como material do seu letreiro, mas a durabilidade, a versatilidade e o excelente custo-benefício são suas vantagens que mais se destacam.

Outras Considerações

Em alguns materiais é possível produzir letras com iluminação. Isso faz com que o poder de atração seja ainda maior para seu estabelecimento. 

Atualmente a iluminação com melhor custo-benefício é a feita por leds de qualidade. A médio e longo prazo o investimento em um letreiro iluminado é garantido e com toda certeza trará satisfação e ganho de visibilidade para sua empresa.

Saia na frente da concorrência!

O Papel do Letreiro na Fachada e na Recepção da Empresa

Não é de hoje que a utilização de letras nas fachadas das empresas é prática de comunicação assertiva com o público.

Atravavés da fachada as pessoas conseguem identificar imediatamente o segmento da empresa e se ela pode ou não ser útil.

A utilização de informações direcionadas faz com que a assertividade seja ainda maior e possibilita a criação de foco em um determinado público-alvo.

Isso é muito importante para que as projeções de vendas e suas análises sejam conclusivas e mensuráveis, possibilitando assim a avaliação mais precisa do negócio.

Já na recepção, o letreiro é um ítem de extrema importância, pois tem diversas funções e seus objetivos são muitos.

A mensagem de um letreiro na recepção tem ação em colaboradores, fornecedores e clientes onde transmite mensagens bem diferentes para cada grupo.

Além de todos os efeitos psicológicos e visuais que um letreiro tem em diversos grupos de observadores ele também é um ítem de decoração, tornando o ambiente agradável e fixando a marca da empresa na mente das pessoas.

Tome uma decisão criteriosa

Lembre-se de que, além de visualmente atrativo, o letreiro deve passar uma mensagem sobre a empresa.

Ele disputará a atenção das pessoas que circulam pela rua ou pelo corredor do shopping.

Beleza, visibilidade e impacto dependem diretamente do uso de material adequado.

Para escolher o melhor material para seu letreiro, você pode, também, buscar a avaliação de profissionais responsáveis pela programação visual do seu negócio e de técnicos com experiência na confecção de painéis e letreiros.

Decidir apenas com base em opiniões ou gostos pessoais pode ser um erro. E agora que você já sabe como fazer letreiro luminoso, já pode começar a inovar na fachada da sua loja!

Ficou com alguma dúvida sobre os materiais, ou já sabe qual é o material perfeito para o letreiro do seu negócio?

Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pocket
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Leave a Replay

falta um passo para

inovação

favicon-spletras-ok

Você não encontrou o que procurava?

Ficamos tristes mas queremos melhorar e você pode colaborar. Escreva abaixo o que procurou e não encontrou, não precisa deixar seu e-mail.